Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Américo barreira - Um homem para lembrar.

Por Vólia Barreira

1964. Ditadura Militar. A tensão e o medo cercavam a nossa casa. Eu, criança, ouvia conversas entrecortadas: “não vou fugir”, “se vierem me prender me encontrarão em minha casa!”. E foi assim que numa madrugada de abril, testemunhamos aterrorizados o exército, armado de metralhadora, prender nosso pai sob a acusação de ser um perigoso comunista. Era Américo Barreira. Nossa família ficou indelevelmente marcada pela truculência desse episódio.

No seu centenário, em 11 de fevereiro de 2014, lembro sua trajetória pontuada de lutas em defesa da democracia e da igualdade social, o humanista e educador, o municipalista e o boêmio romântico, de choro fácil. Iniciou sua militância política nos grêmios estudantis. Nos anos 40 ingressa no partido comunista, quando participou de memoráveis campanhas nacionais e foi eleito vereador de Fortaleza. Militante municipalista, liderou o movimento em defesa do município como estrutura fundamental da Federação. Organizou congressos e seminários Brasil afora dando importantes contribuições para essa causa.

Ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores no Ceará e assumiu a primeira candidatura do partido ao governo estadual, em 1982. Também pelo PT, foi eleito vice-prefeito de Fortaleza, levando para a chapa de Maria Luiza Fontenele sua respeitabilidade de homem público, reconhecido por sua integridade ética e moral. Lembrar Américo Barreira é lembrar também do humanista e educador, particularmente o professor de história do Brasil, atividade que exerceu com orgulho e senso crítico, conquistando respeito e admiração dos alunos.

É lembrar, por fim, do homem generoso e solidário, que até o fim de sua vida, aos 79 anos, manteve as portas de sua casa abertas aos muitos amigos, que desfrutavam de sua conversa inteligente, seu espírito gozador e sua mesa farta. De herança, nos legou um grande exemplo de caráter e dignidade e o orgulho de termos partilhado de sua profícua vida, motivo pelo qual comemoramos, junto com nossa mãe, Laís, lúcida e jovial aos 97 anos, esse dia especial.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/02/11/noticiasjornalopiniao,3204881/americo-barreira-u2013-um-homem-para-lembrar.shtml

Nenhum comentário: